Notícias

Subdefensora Pública Geral do Piauí é homenageada em evento promovido pela Ouvidoria da Defensoria Pública da Bahia

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 25, março de 2021 às 10:38
Subdefensora Pública do Piauí foi homenageada em evento promovido pela DPE da Bahia

Subdefensora Pública do Piauí foi homenageada em evento promovido pela DPE da Bahia

A Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yascar Bento Feitosa Belchior, foi homenageada em roda de conversa promovida pela Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado da Bahia, que tem como Ouvidora-Geral, Sirlene Assis. A ação intitulada “Mulheres que inspiram”, foi promovida na última terça-feira (22), e contou com a participação de jornalistas, advogadas, Defensoras Públicas, produtoras culturais, engenheiras, pescadoras e lideranças religiosas.

Em homenagem à memória da piauiense Esperança Garcia, nascida em 1750, negra, escravizada e considerada a primeira advogada negra do Brasil, a Ouvidoria Pública do Estado da Bahia promoveu a entrega de uma premiação simbólica para 10 mulheres convidadas.

Além da Subdefensora Pública do Piauí, Carla Yáscar Belchior, também foram homenageadas: Jussara Santana, produtora cultural e militante do movimento negro; Telma Lisboa, pós-doutora em engenharia biomédica em Santa Catarina; Marizelha Lopes, quilombola e integrante da Coordenação da Articulação das Mulheres Pescadoras Artesanais da Bahia; Millena Passos, primeira mulher trans em uma Secretaria de Mulheres do Brasil (SPM/BA); Edna Maciel, jornalista e comentarista piauiense.

Receberam a homenagem ainda Mãe Maisa Bahia, Egbé Lecy Okutá Lewá no bairro de Paripe em Salvador; Roberjane Ribeiro, coordenadora pedagógica do Centro Afro de Promoção e Defesa da Vida e da Pastoral Afro e das Comunidades Eclesias de Base; a cacica Cátia Tubinambá, liderança da Terra Indígena Tupinambá de Belmonte/Bahia; a Defensora Pública baiana Rita de Cássia Orge e Jackelline Lima, Procuradora adjunta do Município de Simões Filho, ex-coordenadora da Central de Relacionamento com o cidadão da DPE/BA.

A Subdefensora Pública Geral do Piauí, Carla Yascar, agradeceu a homenagem feita pela Defensoria Pública do Estado da Bahia pelos serviços prestados enquanto Defensora Pública.“Recebi com muita emoção a homenagem conferida pela Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública da Bahia, através da cara Ouvidora Sirlene Assis. O reconhecimento, vindo do órgão de representação dos movimentos sociais e da sociedade civil dentro da Defensoria Pública, deixa-me extremamente honrada e mais ciente da minha responsabilidade de contribuir para que a DPE-PI continue engajada na promoção da transformação social e na defesa dos Direitos Humanos. Sinto-me muito grata e com ânimo renovado para o trabalho. Agradeço ao nosso Ouvidor, Djan Moreira, e ao nosso Defensor-Geral, Erisvaldo Marques, pela presença, pelas palavras, e pela oportunidade de trabalharmos juntos pela população vulnerabilizada do Piauí”.

O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, que também participou do evento, teceu comentários à Subdefensora Carla Yáscar Belchior.“É com muita alegria que a gente vê a nossa Subdefensora, Carla Yáscar, sendo homenageada nessa data, porque realmente é uma pessoa que merece muito. Vamos juntos construir uma Defensoria Pública cada vez mais forte, no sentido de garantir os direitos da população em maior situação de vulnerabilidade. Todos os Defensores têm confiança na Carla Yáscar e sabem do trabalho brilhante que ela faz na Defensoria Pública do Estado do Piauí”, disse.