A Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Verônica Acioly de Vasconcelos, participou, nesta quarta-feira (09), de momento junto às mulheres cujos filhos e filhas, assim como elas, recebem atendimento dentro do Projeto Florescer, desenvolvido pela Prefeitura de Teresina por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM). Na oportunidade, a Subdefensora-Geral discorreu sobre a Lei Maria da Penha e sobre a campanha Agosto Lilás, que é voltada para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A atividade foi realizada na sede do Projeto Florescer Norte, no bairro Matadouro. O projeto atende 84 crianças, inclusive crianças com espectro do autismo, que recebem todo tipo de acolhimento.
A Subdefensora Pública Geral, Verônica Acioly, fala sobre a participação na atividade. “A Defensoria Pública, dentro do seu compromisso de atuar em cooperação interinstitucional e intergovernamental vem participando do Projeto Florescer , uma iniciativa que nos dá orgulho por prestar esse serviço público que não deixa nada a desejar a nenhuma atividade privada. A gestora Aline Heira, mulher indígena, gere o Florescer no Matadouro com, além de eficiência e capacidade de gestão, com um claro amor. Para além da criança, toda a família é envolvida em uma percepção da gestora de pertencimento daquele ambiente público para a comunidade. Foram reunidas em torno de 40 mulheres, para que tratássemos dos temas da violência, dos instrumentos do que é a violência contra a mulher, e da necessidade de fomentar uma cultura de desconstrução da desigualdade entre os gêneros. Fizemos essa palestra para essas mulheres entre 18 e 62 anos, todas com filhas e filhos, netas e netos presentes na instituição e que, de maneira muito emocionante testemunharam a excelência do serviço e a necessidade de receberem informações sobre violência contra a mulher e o acesso às instituições que compõem a rede de proteção”, afirma, destacando ainda que na oportunidade foi realizada a distribuição das cartilhas elaboradas pelo Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da Defensoria Pública.
O Florescer é desenvolvido pela Prefeitura de Teresina por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), e oferece apoio psicossocial, jurídico e profissional às mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente aquelas que sofrem violência doméstica ou familiar. Além de orientação e encaminhamento para a rede de proteção, o serviço também promove atividades educativas, culturais e recreativas para as mulheres e seus filhos e filhas.
Essa foi a primeira ação com a participação da Defensoria Pública que também estará presente em outras três ações previstas para acontecerem em outras zonas de Teresina.