Notícias

Subdefensora Pública Geral fala sobre enfrentamento ao racismo para estudantes do ensino médio

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 15, agosto de 2024 às 13:50

WhatsApp Image 2024-08-15 at 13.30.28

A Subdefensora Pública Geral, Verônica Acioly de Vasconcelos, proferiu palestra abordando o tema “Racismo” para alunos do terceiro ano do Ensino Médio do CETI Monsenhor Raimundo Nonato Melo, em Teresina.

A palestra fez parte das ações do Projeto Repara, desenvolvido pelo CETI com o objetivo de proporcionar um momento de formação e reflexão, buscando ampliar os conhecimentos, a formação, e contribuir para um melhor desempenho das atividades escolares. O convite para a participação da Defensoria foi feito pela diretora do CETI, Cleidiane da Silva Carvalho, atendendo a uma indicação dos próprios alunos.

WhatsApp Image 2024-08-15 at 13.30.28 (1)

A professora de Língua Portuguesa, Katiucia Macêdo Cardoso, explica como se desenvolve o Projeto Repara. “Os temas são escolhidos pelos alunos, que convidam um especialista. Sempre vem a partir da necessidade deles, da comunidade. O tema racismo surgiu de uma necessidade comum no mundo de hoje, então, a partir de uma problemática, procuramos uma Instituição que possa responder. A Defensoria foi uma escolha do grupo, os alunos fizeram uma pesquisa e chegaram à conclusão que era a Instituição certa para abordar essa temática”, disse.

Francisca Ariadne Carvalho de Oliveira, que ministra Filosofia, complementou. “É de suma importância construir com esses alunos um repertório discursivo e social que, além de abrir a mente em relação a temas sociais, acaba linkando com conteúdos de português e filosofia, para que eles possam se posicionar como cidadãos críticos, construir opiniões críticas diante do sistema”.

A diretora Cleidiane Carvalho, destacou o protagonismo dos alunos. “Tem sido de suma importância, e eles terem buscado esse tema, através da Defensoria, fez toda a diferença, pois é um interesse deles, conhecer a Instituição e trazer esse tema para discussão”.

WhatsApp Image 2024-08-15 at 13.30.26A estudante Lara de Oliveira, que tem 17 anos, discorreu sobre a escolha da Defensoria Pública. “Eu acho que o papel da Defensoria como instituição pública é de extrema importância, porque muitas pessoas aqui, como eu, não temos contato direto com outras pessoas com essa formação e ter esse contato com os profissionais da Defensoria é algo muito importante na nossa vida de alunos, principalmente nós, que viemos de uma classe muito oprimida. Essa parceria tem um papel muito importante na vida de todos, tanto para entender nossos direitos como para conseguir alcançar outros patamares em nossas vidas”, declarou.

A Subdefensora Pública Geral, Verônica Acioly, considera a ida ao CETI como uma rica experiência. “A educação em direitos, a promoção dos direitos humanos e a iniciativa de ir até a sociedade civil, são alguns dos focos principais da Defensoria Pública, contribuindo assim para a formação de uma cidadania ativa mais consciente, a fim de que possamos construir uma sociedade menos racista”.