Notícias

Subdefensora Pública Geral participa das comemorações pelos 26 anos da Casa de Zabelê

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 28, setembro de 2022 às 13:34

Subdefensora Pública Geral participa das comemorações pelos 26 anos da Casa de Zabelê

A Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, participou nesta quarta-feira (28), das comemorações pelos 26 anos de existência da Casa de Zabelê, ocorrida no Clube dos Diários, em Teresina.

Denominado de “Um Recorte Poético de Teresina sob o Olhar da Casa de Zabelê”,  o momento  contou com o lançamento do livro “Meninas Pensadoras da Casa de Zabelê”, de autoria da professora doutora Shara Jane Holanda Costa Adad,  e que traz o resultado de uma pesquisa relacionada ao corpo e a subjetividade do pensar das crianças e adolescentes assistidas pela Casa de Zabelê. Na oportunidade   também aconteceu o Sarau “Teresina em Arte, Verso e Prosa” e a  apresentação “Zabelê e Teresina: Nossa Dança”. No Clube dos Diários aconteceu ainda a exposição de moda “Teresina em Poesia e Canção”, com peças produzidas pelas adolescentes do núcleo de profissionalização da Casa.

A Casa de Zabelê, é um serviço da Ação Social Arquidiocesana (ASA), que se tornou referência no atendimento de  crianças e adolescentes vítimas de violações de direitos. O local foi inaugurado em 1996, por Dom Miguel Fenelon Câmara, como uma resposta da Igreja em atenção às crianças e adolescentes em situação de violência sexual em Teresina. Atualmente, a Casa faz parte da rede socioassistencial da capital, sendo mantida com recursos provenientes da parceria entre a ASA e a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, bem como de outras entidades a nível nacional. No local são atendidas 120 crianças, adolescentes e jovens.

Durante o evento, o coordenador da Casa, Francisco Moreira, destacou o trabalho realizado. “Estamos muito felizes em comemorar esses vinte e seis anos de história, contribuindo para o protagonismo infanto-juvenil. Nossa expectativa é que possamos celebrar este momento dando visibilidade a todo trabalho que é realizado pela Casa de Zabelê, que ao longo do tempo vem contribuindo diretamente para o fortalecimento de tantas crianças e jovens.Essa caminhada não se faz só, mas conjuntamente com toda a rede de proteção social, de enfrentamento, visando prevenir e enfrentar a violação de direitos das crianças e adolescentes. nesse contexto, a Casa de Zabelê abre janelas, sempre com o intuito de fortalecer essa política intersetorial de enfrentaremos e prevenção”, destacou.

O Padre Tony Batista, diretor da Ação Social Arquidiocesana (ASA), também se manifestou. “É bom estarmos aqui com pessoas que lutam pelo bem comum e colocam suas vidas a serviço de outras vidas. São vinte e seis anos de um processo doloroso e cheio de desafios Só conseguimos ver bem com o coração e a Casa de Zabelê só pode ser vista com o coração quando entendemos a grandeza desse trabalho”, destacou.

A Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, destacou a relevância do trabalho desenvolvido pela Casa de Zabelê. “É muito importante que existam instituição e espaços como esse, que buscam o enfrentamento à violência contra meninas e adolescentes e que desenvolvem, dentro desse contexto, um rico trabalho que as empodera, fazendo-as protagonistas da mudança em suas próprias histórias, oferecendo oportunidade de crescimento e aprimoramento emocional, assim como de profissionalização para aquelas que tenham aptidão nos cursos oferecidos. É um trabalho que percebemos ser de afeto e acolhimento e a Defensoria Pública, como Instituição que trabalha pela garantia de direitos, só tem a louvar o papel desempenhado pela Casa de Zabelê no resgate de tantas vidas”, afirmou.