Sem categoria

Subdefensora Pública Geral participa de debate sobre os direitos das gestantes no parto em live do Coren-PI

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 15, setembro de 2021 às 13:14

coren

A Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior , foi debatedora na live “Direitos da Gestante no Parto”, realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren/PI) em sua página do Instagram @corenpioficial, na última terça-feira (14). Também participou do debate a enfermeira obstetra e professora Iellen Dantas. O momento teve como mediadora a Conselheira do Coren, Geórgia Menor, que é especialista em Saúde da Família e Unidade de Terapia Intensiva.

A live fez parte de uma série realizada todas as terças-feiras deste mês de setembro pelo Conren-PI em conjunto com a Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP) e com a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO –PI).

Ao tomar a iniciativa, o Coren-PI considerou que neste ano de 2021 a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem se voltado, entre suas muitas ações, para a importância do cuidado materno e neonatal seguro, adotando inclusive o slogan “Aja agora para um parto seguro e respeitoso”, assim como que Organizações em todo o mundo que estão trabalhando comprometidas com esta causa.

A Subdefensora-Geral, discorreu sobre o momento e ressaltou o trabalho desenvolvido pela Defensoria em relação aos direitos das parturientes. “Foi um grande prazer conversar sobre os direitos das gestantes no parto, ouvir o relato da Enfermeira Iellen Dantas, e trocar informações sobre o acesso das mulheres a um parto mais seguro e livre de danos. A violência obstétrica ainda é um tema pouco discutido e a visibilidade dada à temática do parto seguro e respeitoso na programação organizada por @sobrasp em parceria com o COREN-PI e ABENFO-PI dá espaço para que pensemos em formas de atuar para prevenir o sofrimento das mulheres no pré-parto, parto e pós-parto. Aproveitamos a oportunidade para enaltecer o trabalho da Defensoria Pública do Piauí ao longo da pandemia, em defesa do direito ao acompanhante, tendo sido obtidas decisões em ação individual e em ação civil pública, obrigando o Município de Teresina e o Estado do Piauí a assegurarem às parturientes acompanhante de sua livre escolha durante o parto e nos momentos que o antecedem e o seguem”, ressaltou Carla Yáscar Belchior.