Com significativa participação de mulheres de Teresina, interior do Piauí e outros estados como Minas Gerais, aconteceu na tarde deste sábado (25), por meio da Plataforma Zoom, a primeira aula da Terceira Turma do Curso Defensoras Populares, desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Piauí desde o ano de 2019, tendo por objetivo a capacitação de lideranças femininas em acesso à Justiça e direitos humanos em todas as áreas, especialmente os direitos humanos das mulheres, para que se tornem agentes multiplicadoras junto as suas comunidades. O curso conta com 250 inscritas.
A abertura foi feita pela coordenadora do Projeto Defensoras Populares dentro do qual acontece o Curso, Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, que agradeceu a presença de todos e destacou a importância da capacitação. “Pretendemos que vocês concluam esse curso mais próximas, articuladas e conscientes, não só dos seus direitos, mas das maneiras pelas quais vocês podem buscar esses direitos e mais fortes como multiplicadoras junto às pessoas que convivem com vocês, ajudando-as a buscarem e lutarem por seus direitos. Agradeço ao nosso Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques, por todo o apoio e por disponibilizar a estrutura da Defensoria para que possamos desenvolver esse Projeto, e ao Ouvidor Geral Djan, pelo apoio e colaboração na articulação, bem como Sirlene Assis, Ouvidora Geral da Defensoria da Bahia, que hoje generosamente se reúne conosco para saudar nossas Defensoras Populares”, ressaltou.
O Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques dos Reis, destacou os projetos desenvolvidos pela Defensoria, especialmente o Defensoras Populares. “A Defensoria reconhece esse brilhante Projeto, pelo qual cumprimento a nossa Subdefensora-Geral, Carla Yáscar Belchior, juntamente com as Defensoras Públicas do Núcleo de Defesa da Mulher, Lia Medeiros e Verônica Acioly. Assim como apoiamos todos os projetos realizados pela Defensoria, damos total apoio ao Defensoras Populares, que é direcionado para as mulheres. Desde o início da gestão essa aproximação da Instituição da população tem sido nosso ideal e, com o reforço da Coordenação de Planejamento e Projetos, temos colhido ótimos frutos. Vem dando muito certo. A grande finalidade é trazer as pessoas para próximo da Defensoria, trabalho para o qual muito tem contribuído a nossa Ouvidoria. Momentos como este nos renovam, dão força e energia. O Defensoras Populares é essencial para a educação em direitos, uma oportunidade de troca de informações na qual as Defensoras facilitadoras também ganham muito”, afirmou.
O Ouvidor-Geral da Defensoria, Djan Moreira, também se referiu ao ganho que essa aproximação entre a população e a Defensoria proporciona. “A Ouvidoria serve como uma ponte entre a população e a Instituição e, aqui no Piauí, temos tido a satisfação de promover esse intercâmbio entre a sociedade civil e a Instituição a contento. Dentro desse contexto vemos o projeto Defensoras Populares como um importante meio para estreitar esse relacionamento. Acreditamos que a turma será um sucesso, a exemplo do que foram as edições anteriores.
Sirlene Assis, Ouvidora-Geral da Bahia, ressaltou a importância da iniciativa da Defensoria do Piauí. “Sou apaixonada pelas Defensorias do Brasil, mas a da Bahia e a do Piauí estão equiparadas. Somos muito gratas pela existência de pessoas como vocês, que acreditam em gente. Quero saudar ao Defensor-Geral e à Subdefensora-Geral, por tamanha sensibilidade e parceira; saudar as facilitadoras e as Defensoras Populares. Isso é um chamado para construir um mundo novo. Não tem como lutar por Justiça sem ter informação. Conhecimento é poder”, disse.
Também inscrita no Curso e presente ao encontro, a diretora do Centro da Juventude Santa Cabrini, em Teresina, Irmã Denise Morra, foi outra a se manifestar, destacando a relevância da capacitação. “É um prazer muito grande estar com todos que compõem essa formação. Para nós, que estamos na base, na defesa de direitos, especialmente nesse momento pelo qual passa nosso país, temos uma corresponsabilidade para com todos. Podemos ser força, somando mais para um mundo melhor. É um prazer fazer parte desse momento, é como se estivéssemos começando tudo de novo, desde as Diretas Já . Nesse momento do Brasil, se não somarmos forças perderemos muita coisa conquistada com luta e dignidade. Então estão de parabéns pela iniciativa e todas que estamos participando nos sintamos impactadas pela importância desse curso”, afirmou.
O primeiro Módulo foi ministrado pelas Defensoras Públicas Verônica Acioly, que discorreu sobre Poder Judiciário e Ministério Público, Carla Yáscar Belchior, que abordou o tema Defensoria Pública e Lia Medeiros, que tratou sobre as Instituições do Sistema de Segurança, as Polícias.
“Quero agradecer às mulheres que acreditaram em nós. Duas horas em um sábado a tarde, que não podem ser trocadas em minutos. Não tem como fazer Justiça sem reduzir desigualdades”, destacou Verônica Acioly em sua fala. “Esse é um momento em que a gente se renova. Especialmente nesse momento de pandemia, quando vivemos crises política, econômica e social, quando temos oportunidade de participar de um projeto como esse renovamos as esperanças”, complementou Lia Medeiros.
Durante o Curso, no chat disponibilizado pela sala da Plataforma Zoom, as participantes do curso se manifestaram no decorrer do módulo, tirando dúvidas, pedindo informações e elogiando a iniciativa. “Extremamente importante um curso como este…”, disse uma das inscritas. “Maravilhoso, enviei para os Defensores da minha cidade”, disse outra.
Participaram da primeira aula mulheres de Teresina, Piracuruca, Piripiri, São Raimundo Nonato, Paulistana, União , Quilombo Mimbó, em Amarante; assim como Divinópolis e Belo Horizonte, Minas Gerais.