A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio do Núcleo de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas (NDHTC), que tem como titular o Defensor Público Igo Castelo Branco de Sampaio, realizou na manhã desta quarta-feira (1), de uma reunião com representantes sindicais e de movimentos sociais para tratar sobre a situação do transporte público em Teresina. O encontro aconteceu na Unidade Fátima da DPE/PI localizada na rua Governador Joca Píres, nº 1000, zona leste de Teresina.
O Defensor Público Igo Sampaio, falou sobre os temas tratados durante o encontro: “Essa é uma discussão que o Núcleo de Direitos Humanos vem acompanhando há algum tempo. O encontro de hoje foi demandado pelas próprias comunidades que se organizaram em relação à questão da ausência de qualidade e quantidade de ônibus em Teresina. […] Foram feitos vários movimentos em relação a isso, teve uma CPI na Câmara Municipal e mesmo assim ainda não tiveram mudanças efetivas. Diante disso, a Defensoria Pública está abrindo um procedimento pelo Núcleo de Direitos Humanos, para acompanhar essa situação”, destacou.
Ainda conforme o Defensor Público, essa foi a primeira de uma série de reuniões previstas para esse ano, com movimentos sociais e sindicais, visando colher as reivindicações e demandas da comunidade sobre a questão do transporte público da capital. “Esse é o início de uma série de reuniões que iremos fazer. A ideia é ter esse diálogo de empoderamento com os movimentos, pra gente estar colhendo quais são as ausências e deficiências do sistema, e apontando soluções, para que a gente se habilite em alguns processos que existem no Ministério Público, no tocante a várias questões do sistema de transporte da capital, desde a bilhetagem, da quantidade de ônibus, entre outros pontos”, concluiu.
Emerson Samuel, Advogado Popular que compõe a Auditoria Popular do Transporte, falou sobre a importância em ter a Defensoria Pública do Piauí atuando em prol dos usuários do transporte público de Teresina. “O Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria está acompanhando as comunidades e usuários do transporte público que tão passando por essa problemática grave na situação da falta de transporte em Teresina, com linhas insuficientes e o nosso trabalho aqui é relacionar tudo que vem sendo denunciado nos órgãos, os descumprimentos dos contratos, e construindo uma agenda de reparação e de retomada desse serviço essencial pra população. Então a gente tem participado de reuniões na Prefeitura Municipal de Teresina, e a Defensoria tem prestado apoio e o objetivo principal é ter um transporte público que seja de qualidade e acessível porque é um direito social […]”, disse
Para José Roberto, membro da Comissão do Transporte Público de Teresina, a reunião teve como foco a busca de apoio por parte da Defensoria Pública, tanto na mediação, quanto na articulação com demais instituições e órgãos na busca pela solução da problemática debatida. “O nosso movimento é para discutir o transporte público e mobilidade urbana em Teresina. A Defensoria Pública é uma parceira da sociedade, da comunidade. No qual lideranças que estão aqui exatamente pra poder pedir esse apoio, esse suporte da Defensoria Pública, como da OAB e de outros grupos organizados, sindicatos, movimento estudantil e outros grupos que trabalham o transporte público dentro de Teresina”, disse.